Visitantes

INFORMAÇÕES SOBRE O CESEC DE CURVELO

O Centro Estadual de Educação Continuada de Ensino Fundamental e Médio – CESEC de Curvelo – é uma escola da rede ESTADUAL de Educação de Jovens e Adultos, de caráter semi-presencial, onde o aluno determina o seu próprio tempo. 
 O CESEC de Curvelo é uma escola da rede estadual de Ensino com valor nacional, portanto todos os alunos que se formarem nessa instituição   gozaram dos mesmos direitos de qualquer outro aluno que estuda em uma escola regular. A diferença entre os CESEC's e as escolas regulares é o fato do aluno ter a oportunidade de estudar o dia que quiser, no horário que quiser. O seu atendimento é individual.

Quem pode se matricular no CESEC de Curvelo?
 Para quem quer cursar o Ensino Fundamental 
 O candidato deverá comprovar ter completado o 5º ano do Ensino fundamental (antiga 4ª série) e ter idade mínima de 15 (quinze) 
 Para Cursar o Ensino Médio
 O candidato deverá comprovar ter  completado o 9º ano (antiga 8ª série) e ter idade mínima de 18 (dezoito) anos.

 Como é feita a matrícula para estudar no CESEC de Curvelo?
A matrícula é feita por disciplinas e não por série. Apresentados todos os documentos exigidos, o aluno escolhe as primeiras disciplinas que deseja cursar. Sugerimos no máximo duas para o Ensino Fundamental e  para o Ensino Médio. Após o término de cada disciplina, o próprio aluno, escolhe outras para dar continuidade ao curso e ir eliminando-as até completar o Ensino Fundamental ou Médio, que estiver cursando ou o Aproveitamento de Estudos de disciplinas, se for o caso.

Como funciona o Aproveitamento de Estudos?
O aluno proveniente de escola regular que tenha sido reprovado em alguns conteúdos do último ano (9º ano do Ensino Fundamental ou 3º ano do Ensino Médio) pode fazer apenas as disciplinas reprovadas, apresentando histórico original que comprove estas disciplinas. Assim como os alunos que comprovem estudos já concluídos parcialmente em exames (Supletivo, ENCCEJA, ENEM, TELECURSO, BANCA PERMANENTE DE AVALIAÇÃO), faz-se o aproveitamento destes estudos e o aluno só matricula nas disciplinas que ainda faltam para concluir.

Existe um material específico para o CESEC de Curvelo?
Há apostilas individuais preparadas pelos professores de cada disciplina, seguindo o Conteúdo Básico Curricular (CBC) da Base Nacional Comum, nas quais os alunos estudam e resolvem os exercícios de cada módulo, que serão corrigidos pelos professores, preparando-os para as provas.

Existe algum pré-requisito para realizar as provas?
O desenvolvimento do Plano de Estudo e a correção dos exercícios pelo professor de cada disciplina é pré-requisito para se fazer as provas. O aluno matriculado no CESEC de Curvelo, após resolver o plano de estudo  que vale 20 pontos orientado pelo professor e realizar a correção das atividades propostas.
 
Quantas provas o aluno deverá fazer para concluir cada disciplina?
A quantidade de provas será correspondente ao número de módulos de cada disciplina. O aluno só poderá passar para o próximo módulo (prova) se for aprovado no anterior.
 (Ex.: Língua Portuguesa do Ensino Fundamental são cinco módulos que correspondem ao conteúdo da disciplina dividido em cinco
apostilas = cinco provas. Ao término das cinco provas o aluno terá concluído todo o conteúdo de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental). E assim sucessivamente.

Qual o aproveitamento mínimo para cada disciplina?
aluno será considerado aprovado em cada módulo se alcançar no mínimo 50% (cinquenta por cento ) de aproveitamento do plano de estudo orientado pelo professor.Divididos da seguinte forma: 
Plano de estudos : 20 pontos 
Prova: 80 pontos 
Aprovação no módulo:  Plano de estudo + Prova = 50 pontos   

O que acontece ao aluno que não alcançar o mínimo de 50 (cinquenta) pontos no módulo
O aluno que não alcançar o mínimo exigido deve rever o conteúdo e fazer uma nova prova. Caso não alcance a aprovação nesta segunda chance, terá a oportunidade de repeti-las quantas vezes forem necessárias até que seja aprovado.  

Se o aluno tiver dúvidas ou precisar de explicações quanto ao conteúdo, como ele deve proceder?
Ele deverá procurar o professor da disciplina para auxiliá-lo. Os professores do CESEC de Curvelo fazem plantões para atendimento dos alunos nos turnos da manhã, tarde e noite em dias diversificados e alternados os horários. Ao se matricular, o aluno já recebe estes horários de cada disciplina, tendo a oportunidade de procurar o professor em qualquer um dos turnos ele será atendido.

Quanto tempo o aluno pode ficar no CESEC de Curvelo, estudando com o professor?
Dentro do horário de cada professor, o aluno poderá permanecer o tempo que achar necessário para sua aprendizagem ou até que cessem suas dúvidas. O aluno, no entanto, não poderá se ausentar por mais de 60 ( sessenta) dias letivos.


Em quanto tempo o aluno consegue concluir o curso?
No CESEC de Curvelo o aluno é que faz o seu próprio tempo, dentro do seu próprio ritmo. Portanto, vai depender de cada aluno o tempo para a conclusão do seu curso. Quanto mais frequente e  empenhado ele for para realizar as provas, menos tempo ele gastará para terminar cada uma das modalidades de ensino.